BIM ao Serviço da Segurança Contra Incêndio em Edifícios Através de uma Plataforma de Realidade Virtual

Autores

Duarte Cruz
Instituto Superior Técnico
António Aguiar Costa
CERIS/IST, Universidade de Lisboa
Norberto Moura
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

Sinopse

Nos últimos anos, a segurança contra incêndios sofreu um considerável desenvolvimento em vários sectores. O sector da Arquitetura, Engenharia e Construção não escapou a esta evolução e novos ou melhorados modos de assegurar a segurança foram sendo estabelecidos. Esta crescente preocupação é bem visível com a introdução em vigor do novo Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RGSCIE) estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro e pelas suas mais recentes alterações.
Neste contexto, a constituição dos planos de emergência de um edifício é, mais do que nunca, um ponto fundamental e obrigatório para qualquer projeto de edificação, e a existência de Planos de Segurança (PS) e a realização de simulacros de evacuação de edifícios são de particular importância para a segurança e proteção dos utilizadores. No entanto, é frequente haver discordância entre o que o PS prevê e o que realmente acontece numa situação de emergência e isso pode dever-se a vários fatores, como imperfeições construtivas (relativamente ao projeto), cálculos errados ou insuficientes quanto ao dimensionamento (p.e.: no dimensionamento de saídas de emergência face o número de utilizadores, dimensão da caixa de escadas, etc.), pressupostos errados ou inadequados quanto ao comportamento humano em situações de emergência, entre outros.
Face às dificuldades em executar simulacros com resultados expressivos, que validem e comprovem a eficácia e eficiência dos planos de segurança, principalmente em fases preliminares, as novas tecnologias surgem como um instrumento com potencial de otimizar o processo. O presente artigo apresenta uma abordagem que envolve várias tecnologias e combina softwares de apoio a simulação de multidões, modelos BIM dos edifícios, e ferramentas de realidade virtual, que permitem agilizar as simulações de simulacro. Esta abordagem foi aplicada ao edifício de engenharia civil do Instituto Superior Técnico e testada por diversos utilizadores.

Downloads

Próximo

24 novembro 2020

Licença

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.